Canavieiras debate em conferência direitos das crianças
Para discutir, elaborar e promover diretrizes para criação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Canavieiras, o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDA) realizou nesta quinta-feira (7), no auditório da Secretaria de Educação, a V Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Para compor a mesa os vereadores Cleonildo e Jorge Garcia, o secretário de Cultura, Jorge Carvalho, a secretária de Assistência Social Vanessa Leite, a presidente do conselho de Assistência Social, Débora Teles, o Tenente PM Carvalho e o representante do Conselho Tutelar, Ealas Pereira.
Após o momento cultural, com uma apresentação de dança das crianças do serviço de convivência do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), uma palestra com Carla Midlej, da Secretaria de Assistência Social de Itabuna, que discutiu o tema da conferência “Política Nacional e Plano Decenal dos direitos humanos de crianças e adolescentes”. Carla iniciou a palestra com tópicos da Declaração Universal dos Direitos Humanos de 1948, para, em seguida, discutir sobre os direitos e deveres da criança, as principais violações e os mecanismos de enfrentamento. Na plateia, alunos de escolas do município, membros das equipes do Cras, Creas, Conselho Tutelar e demais representantes da sociedade civil.
O representante do Conselho Tutelar, Eulas Pereira, falou sobre sua atuação no município frente a política dos direitos e deveres da criança e do adolescente e afirmou que infância e a adolescência são períodos decisivos na formação do caráter do ser humano. “Sociedade, família e Governo desempenham um papel determinante nessa construção e precisam estar em sintonia para que o exerçam de forma completa e positiva”, disse.
De acordo com a secretária da Assistência Social, Vanessa Leite, a conferência é um momento em que são analisadas as políticas públicas e os programas destinados às crianças e aos adolescentes. "É o período que temos para avaliar e buscar o aperfeiçoamento, propondo novas diretrizes para os assuntos que tangem as crianças e os adolescentes do nosso município”, ressaltou. Na ocasião, também foram escolhidos os delegados para conferência estadual, conforme orientação do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do adolescente (Conanda).
Ainda segundo a secretária, o objetivo da conferência é a proteção dos direitos de crianças e adolescentes e o fortalecimento da participação da sociedade em geral, em especial, a promoção do protagonismo infantojuvenil, na defesa do Estatuto da Criança e do Adolescente e na formulação e avaliação das políticas públicas municipais e do Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.